foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

FIM DE UMA ETAPA - COMEÇO DE OUTRA!!!

PESSOAL, COM MUITO PRAZER E PARA NOSSA ALEGRIA (!!!), anuncio que ENCERREI hoje a etapa de palestras nas 12 escolas selecionadas para este primeiro semestre de 2012!! Ufa!!! Estou cansado, mas muito feliz!
Somando tudo, foram 44 palestras (incluo aqui um reforço necessário e bem sucedido na Gov Marcelo Alencar e uma urgência numa particular - o CEMB) !!! A uma média de, digamos, 150 pessoas (houve auditórios com 300, 400 e mais!) por evento, falamos com umas... 6.600 pessoas !!!!

No ano passo, foram 42 (se não me engano) palestras, com média de público maior, que deve ter dado um alcance de mais ou menos 8.000 pessoas. Tudo somado, o Projeto Escola da Paz já falou com cerca de 14.000 pessoas, dentre alunos, professores e pais. Trabalho de formiga, que por isso mesmo, não pode ser desperdiçado, porque é árduo. Importante que dentro das escolas prossiga uma atuação com o senso de autoridade e respeito embasado na compreensão correta do ECA.

Agradeço às diretoras que foram tão gentis e tão corretas comigo. Às equipes que tanto cooperaram. Aos alunos que - depois do susto, claro!, rsrsrs - pegaram o recado e refletiram melhor sobre suas vidas. Aos pais que, muitos, se entusiasmaram e vários se comprometeram a mudanças efetivas. Agradeço à Rozária e à Cláudia Couto, que, pela Secretaria, se fizeram presentes, acompanhando e apoiando.

Desculpem-me alguma possível impropriedade ou excesso por conta do entusiasmo da batalha ou por conta de certos momentos em que a emoção pesou, por causa da situação que levou ao falecimento de meu pai.

Este é um Projeto em permanente re-construção, em que a interação entre nós se torna fundamental para seu aperfeiçoamento. Por isso, agradeço os comentários e as sugestões que vieram e as que certamente virão.

VAMOS AGORA PARA AS OUTRAS ETAPAS:
--Até 05/06 - entrega dos formulários de inscrição de dois alunos para treinamento, mas 01 suplente;

--Em 14 e 15/06, entre 13 e 18 horas - treinamento dos alunos, na Vara da Infância e da Juventude

--Em 18/06 - prática dos alunos treinados, nas escolas ou em intercâmbio com outras escolas;

--Em 19/06 - Reunião com diretoria e coordenação de 08 escolas que serão selecionadas pela Secretaria para nova etapa, a ser iniciada em agosto/2012.

--Em 21/06 - Palestra que farei na Casa de Cláudio de Souza, às 19 horas, a convite da Academia Petropolitana de Educação (que se interessou pelo Proj. Escola da Paz) , sobre o tema - "Educando em Tempos de Crise - ECA, inimigo ou aliado?"

--Em 28/06 - Encerramento das atividades com as 20 escolas, com entrega dos certificados às escolas e aos alunos treinados, em cerimônia com a presença do Juiz Dr. Alexandre Teixeira e da Secretária, Profª Cláudia Quintanilha;

--Agosto - Início das atividades nas 08 escolas que estão sendo selecionadas.

IMPORTANTE
Sei que todo mundo está muito ocupado, mas peço:
--Quem ainda não o fez, mande-me, por favor, as fotos dos eventos;

--Vamos pensar em uma reunião anterior ao treinamento de 14 e 15, para que possamos combinar a prática dos alunos em 18;

--Vamos pensar em como será a cerimônia de 28 - seria bom que houvesse breves contribuições das escolas (um rap, uma dança, um coral, sei lá, - o que for possível, sem inflar demais o programa. Que tal se as escolas levassem cartazes/faixas sobre o tema, que poderiam ser levantados em momentos específicos da reunião?)

--Peço que me mandem também (quem não o fez) a estimativa de comparecimento por escola! Importante que tentemos lotar o Teatro Sta Cecília, para marcar um novo momento dessa nossa batalha conjunta.

Bom gente, acho que é isso.

Renovo os agradecimentos!

Deus abençoe a todos!

sábado, 26 de maio de 2012

ALÔ, PESSOAL DAS ESCOLAS PARTICULARES

Temos recebido muitos pedidos de outras escolas não incluídas nessa fase do Projeto para que recebam as atividades do Escola da Paz. 

Vamos abrir outro lote de escolas Municipais. Já temos dia para a largada desse novo grupo de escolas, que será selecionado pela Secretaria de Educação, sob responsabilidade da Rozária. Essa reunião, com as escolas convidadas a definir será na manhã do próximo dia 19/06.

A pedido de muitos professores e gestores de escolas particulares, também vamos abrir uma agenda para atendê-los. Nesta fase ainda não será possível levar o projeto inteiro. Mas faremos uma palestra para representantes de gestão e orientação, das unidades particulares, convidados também os professores dos estabelecimentos. Vai ser promovida pela Academia Petropolitana de Educação, dirigida pelo prof. Ataualpa Filho. Ocorrerá na Casa de Cláudio de Souza, na noite do próximo dia 21/06.

Quanto aos também vários pedidos de escolas estaduais, inclusive de outras cidades, estamos conversando com os Coordenadores da Serrana III, Jelcy e Cláudio, para viabilizar algo no mesmo formato do que se fará com as particulares. Data ainda a ser agendada.

Portanto, o destaque agora é a reunião, já marcada com o pessoal das particulares, via Academia de Educação. Divulgue. Confirme. Participe. 
Dia 21/06 - 19hs - na Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

COM A EQUIPE DA E.M. PAULA BUARQUE - Dia 22/05

 Palestra na biblioteca.
Com a equipe da Escola, pós-palestra.
Comidinhas, que ninguém é de ferro, 
e a escola é doce!

terça-feira, 22 de maio de 2012

ORAÇÃO

Denilson Cardoso de Araújo -

Senhor, te pedimos proteção
para aprender o caminho correto
Pedimos coragem
para seguir a paz e a justiça,
Que a maldade e o erro
jamais nos alcancem
E que sejamos capazes
de fazer somente o bem
para dar orgulho às nossas famílias
e contribuir para um mundo melhor

*.*

Esta oração escrevi para um Projeto que dirigi com meninos infratores, em semiliberdade no CRIAAD Teresópolis. Era necessário dar-lhes a visão de que só com a ajuda de Deus poderiam sair daquela situação. 

É o mesmo princípio da oração do AA. A oração não é confessional, não pode ser chamada de ecumênica, mas pode ser  feita sem agredir a fé de ninguém, podendo cada um falar com Deus com essas palavras, conforme a sua fé lhe capacite e permita. 

Os adolescentes do Conselho Juvenil de Teresópolis a adotaram em suas reuniões, fazendo-a de mãos dadas, como preparação, especialmente antes e depois de grandes tarefas.

Em algumas escolas em Petrópolis, nesta fase do Proj Escola da Paz, usei a oração para fechar palestras com alunos.

Vai aqui a pedidos.

IMPORTANTE! - Decisões da REUNIÃO de hoje, 22/05/2012


Realizou-se hoje, entre 13:30 e 15 horas, a reunião sobre os próximos passos do Projeto Escola da Paz. Presentes as escolas: Senador Mário Martins, Dr Theodoro Machado, Amélia Antunes Rabelo, Clemente Fernandes, João Kopke, Ver. José Fernandes da Silva, Bataillard, Dr Paula Buarque e Stefan Zweig. Presentes as participantes do Projeto em 2011:  São Geraldo, Lúcia de Almeida Braga e Johan Noel. Presente Denilson Cardoso de Araújo, pela Vara da Infância e da Juventude. Presentes Cláudia Couto e Rozária, pela Secretaria de Educação. 

Não compareceram - Augusto Pugnaloni, Gov. Marcelo Alencar e Geraldo Ventura Dias. Também uma pena as ausências de - Terra Santa, Carlos Chagas, Jorge Amado, Rotary e Odette Fonseca. Mas compreendemos que a atual crise terá impedido muitas de comparecer. No caso da Augusto Pugnaloni, registre-se que a Diretora esteve ontem na Vara, achando que era o dia da reunião, ou seja, houve interesse, mas equívoco de agenda. No caso da Jorge Amado, a Direção ligou na manhã de hoje para informar da impossibilidade de comparecimento. PEDIMOS QUE AS AUSENTES entrem em contato para que possam integrar-se aos eventos que virão.

ABERTURA

-Expressadas diversas avaliações positivas quanto aos efeitos do Projeto;
-Realçada a necessidade de que haja continuidade no cotidiano da escola, com atuação da direção, dos professores, dos pais e alunos, para que não se perca a motivação alcançada.

DELIBERAÇÕES

1 - TREINAMENTO DE LIDERANÇAS JUVENIS

INDICAÇÃO
1.       Serão indicados dois alunos por escola participante do Projeto, do 6º ao 9º ano.
2.      A indicação deve ser preferencialmente resultado de uma eleição entre os alunos, se não direta, pelo menos por um colégio de monitores ou representantes de turmas
3.       O indicado deve ter já alguma índole para a liderança, ser bom aluno e respeitado pelos colegas.
4.       Indicação por formulário distribuído, do qual consta qualificação do aluno, dados pessoais, autorização dos pais e assinatura da escola.
5.       Devem ser entregues à Rozária, na Secretaria de Educação até o próximo dia 05/06

TREINAMENTO
1.       Ocorrerá nos próximos dias 14 e 15/06, entre 13 e 18 horas, na Vara da Infância, Juv, e Idoso (Sala da ESAJ – pequeno auditório ao fundo do corredor do 1º piso)
2.       Alunos deverão vir já “almoçados” e uniformizados;
3.       Haverá lanche, no Liceu Carlos Chagas;
4.       O transporte é por conta dos próprios alunos (créditos do cartão) ou da escola;
PRÁTICA
1.       Os alunos treinados, já no dia 18/06, segunda-feira, deverão realizar atividades nas escolas participantes do Projeto, visitando outras escolas para palestrar para seus colegas;
NOVOS ENCONTROS
1.       Foi esclarecido que o tempo de treinamento aqui indicado é curto, mas é o possível, dentro das dificuldades hoje enfrentadas. Por isso, haverá oportunidade futura para novos encontros dos indicados.

2 - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO
1.       O Projeto é contínuo e autônomo, a ser conduzido pela própria Escola a partir dos esclarecimentos das palestras e do treinamento dos alunos, mas será realizada uma cerimônia de encerramento da fase em que o mesmo foi conduzido pela Vara da Infância e da Juventude;
2.       A cerimônia ocorrerá no próximo dia 28/06 às 16 horas, no Centro de Cultura Raul de Leoni (a agenda e reserva do Centro será verificada pela Rozária da Secretaria de Educação);
3.       A cerimônia terá a participação do Juiz da Infância e da Juventude e da Secretária Municipal de Educação;
4.       A Rozária providenciará equipamentos e implementos para decoração (som, bandeiras, mesa, etc);
5.       A princípio, cada escola poderá/deverá levar 06 pessoas ao encontro , sendo os dois alunos treinados, dois familiares e dois representantes das escola.
6.       A escola receberá um Certificado de participação no Projeto;
7.       Os alunos treinados receberão um Certificado/Carteira de “Agente de Cidadania Escolar – Projeto Paz na Escola”.

3 - REGIMENTO DISCIPLINAR
1.       As escolas participantes do Projeto encaminharão ao e-mail  - denilsoncdearaujo@gmail.com – seus regimentos/regulamentos disciplinares internos;
2.       Denilson os analisará, para, mesclando o que de melhor houver em cada um, apresentar uma minuta de sugestão de Regimento Disciplinar que será retornada às escolas para análise, emendas e correções;
3.       Após a troca dos e-mails será marcada uma reunião para fechamento de minuta a ser adotada pelas escolas participantes como regulamento disciplinar no PPP, e a ser oferecida à Secretaria para exame e sugestão de alteração legal no atual Referencial Disciplinar.

4 – OUTROS
1.       A pedidos, será divulgada no blog e no facebook a oração utilizada ao final de alguns dos encontros do Projeto;
2.       Apela-se para que os corpos diretivos e docentes ingressem no facebook e conheçam o blog do Projeto, apresentando comentários e sugestões, bem como postando as fotos dos eventos realizados em suas escolas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESCOLA DA PAZ - URGENTE - Reunião dia 22/05

Para: Secretaria, Bataillard, Clemente Fernandes, João Kopke, Gov Marcelo Alencar
Amélia Antunes Rabello, Augusto Pugnaloni, Dr. Paula Buarque, Dr. Theodoro Machado, Geraldo Ventura Dias, Ver. José Fernandes da Silva, Stefan Zweig
Sen Mario Martins

E também para: Educandário Terra Santa, Johann Noel, Escola São Geraldo, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, Lúcia de Almeida Braga, Jorge Amado, Rotary, Odette Fonseca

ESCOLA DA PAZ – URGENTE
REUNIÃO DIA 22/05 – 13:30hs

Estamos na reta final da fase de palestras. Dia 31 ocorre a última. Portanto, é hora de planejar as ações seguintes para que o Projeto obtenha êxito.

Vocês se lembram de que era necessário que, após as palestras, as escolas atuassem, tomando providências que permitam fixar conteúdos das palestras através, de diversas práticas sugeridas. Havia atividades para pais, professores e alunos. 

Afinal, como vimos, todos tem sua cota de contribuição a prestar para que alcancemos escolas verdadeiramente pacíficas e positivas. É importante que as atividades tenham sido feitas, ou que sejam feitas imediatamente, para que não se desperdice a motivação acontecida.

Para que façamos um balanço de tudo, no qual as escolas apresentarão seus relatórios e experiências, CONVIDO a Direção das escolas participantes - conforme já determinado pelo Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Alexandre Teixeira e autorizado pela Secretária de Educação, Profª Cláudia Quintanilha - para REUNIÃO no próximo dia 22/05/2012 – 3ª feira, às 13:30 hs (término previsto para 15:30), na Vara da Infância da Juventude e do Idoso.

Adianto que teremos que bolar uma forma de realizar a fase final do Projeto, que é o treinamento de lideranças dos jovens. Até lá, devem estar escolhidos, da forma mais democrática possível, evitando-se imposições da Direção. Devem ser alunos interessados, capazes e que sejam referência para os colegas. Se forem eleitos diretamente, tanto melhor. Evite indicar alunos que “precisam” de ir à Vara da Infância por problemas de comportamento. O treinamento não visa a recuperar jovens com problemas, mas sim capacitar os que podem ajudar de imediato em boas ações.

O ideal é que o treinamento acontecesse em uns 04 dias, em turnos de 06 horas. Não será possível, infelizmente. Daí, sugiro, fazer um programa curto, improvisado e incompleto (infelizmente), mas que será útil, em menor tempo. 

Etapa 1 

- Opção A – treinamento em um único dia (15/06), na Vara da Infância, entre 09:30 e 17:00 horas. – lanche matutino, vespertino, transporte e almoço a combinar com as escolas. – sobre o almoço, há sugestão aprovada pela Secretária Profª Cláudia, de que tentemos obter no Liceu Carlos Chagas, mas ainda dependemos de contato com a direção .

Opção B – treinamento em dois dias (14 e 15/06) entre 13 e 18 horas – meninos já viriam “almoçados”, o que nos levaria a resolver somente o lanche vespertino.

Etapa 2

- Seja qual for a opção, a sequência pede que os meninos pratiquem o aprendido, realizando palestras nas escolas. O ideal é que isso acontecesse já no dia 18/06. Poderiam fazer intercâmbio entre as escolas, ou ir às salas da própria escola. Veremos na reunião.

Etapa 3

- Após tudo isso, imaginamos realizar encontro de encerramento, no qual as escolas receberiam certificados de participação, bem como os alunos treinados, receberiam comprovantes. Data indicada, 29/06/2012. A ideia é que estejam presentes para essa cerimônia o Juiz e a Secretária. Com a atual crise, não sabemos como ficará. Veremos na reunião.

EM TEMPO – Estamos convidando também as escolas que participaram do Projeto Piloto no ano passado, QUE STIVEREM EM CONDIÇÕES de comparecer, e que tenham classes do 2º segmento, para que vejamos se é possível viabilizar sua participação nesta fase do treinamento de lideranças estudantis.

Denilson Cardoso de Araújo
Serv da Justiça
01/20118

NAS ESCOLAS - fotos

EM Clemente Fernandes - alunos - dia 15/05 - manhã - no Aud da Seg Igr Batista

EM Clemente Fernandes - alunos - dia 15/05 - manhã - no Aud da Seg Igr Batista


EM Clemente Fernandes - pais - dia 14/05 - noite - no Aud da Seg Igr Batista



EM Gov Marcelo Alencar - alunos tarde dia 09/05 - foto profª Cláudia Couto

EM Gov Marcelo Alencar - alunos tarde dia 09/05 - foto profª Cláudia Couto



segunda-feira, 7 de maio de 2012

FALECIMENTO E VIDA QUE SEGUE


Como alguns a esta altura já devem saber, faleceu meu pai na sexta-feira, dia 04/05. Homenageei-o em textos diversos,  no meu blog e no facebook, mas o que consta do link abaixo, feito quando ele ainda respirava. Agradeço pelo apoio dos que enviaram mensagens de conforto.
Hoje retomei as palestras do Projeto, pela manhã, na Escola Gov. Marcelo Alencar. Foi difícil pra caramba. Muito. Mas o trabalho deve continuar. Assim gostaria meu pai, grande entusiasta e torcedor desse Projeto. À noite retorno à mesma escola.