foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sábado, 27 de outubro de 2012

NOVOS DEPOIMENTOS

  • "As palavras foram duras, mas era preciso que alguém falasse tudo aquilo que ele falou. (...) Ele disse que daqui a 10, 15 anos, iremos lembrar de sua palestra, mas na verdade, acho que nunca iremos esquecer, pois foi o assunto da semana na nossa escola. Queremos mudar nossa realidade." - Charlene Gomes da Silva - Turma 903 da EM Hercília Moretti.
  •  "Logo no início de sua fala ficamos surpresos com suas colocações, tudo que nos falava era muito real e a forma como conduziu nos deixava cada vez mais atentos e interessados (...) Conseguiu em uma palestra mais do que muitos dias de aula." - Equipe gestora da EM Abelardo Delamare
  •  "Ele falou sobre a realidade do “mundão” de hoje, e fez com que muita gente acordasse para a vida, infelizes são aqueles acham que na “zoeira” vão chegar em algum lugar...Mas, tudo bem, pelo menos eu aprendi e acordei, e daqui a 20 anos vou me lembrar da palestra como se fosse hoje e vou ver que valeu a pena escutá-lo." - Rafaela Ramos Teixeira - Turma 903 da EM Hercília Moretti.
  •  "Realmente me fez pensar na seguinte frase:”Qual exemplo iremos deixar para as gerações futuras?” Ele reforçou ainda mais a ideia que tenho, de que vou fazer a diferença. Vou garantir um futuro melhor para mim, e deixar um exemplo de que nada é impossível quando se tem força de vontade e objetivos na vida." - Nathalia Lemos - Turma 903 da EM Hercília Moretti.
  •  "No final os comentários entre cada um de nós eram os mais variados possíveis: 'Nunca assisti uma palestra tão boa.'; 'Fui a palestra de Içami Tiba, também excelente, mas esta superou.'; 'Como ele fala bem, só depois que ouvi , pude perceber como também estava enganada com algumas coisas.'; 'Esta palestra vai nos ajudar muito com os alunos' ” - Equipe gestora da EM Abelardo Delamare
Ver mais depoimentos em:


FOTOS - E.M. HERCÍLIA HENRIQUES MORET - Atividades pós palestra

Cartaz

Cartaz

Redação


Vídeo motivacional

FOTOS - E.M. ABELARDO DELAMARE

Com os professores

Com os alunos

FOTOS - E.M. GERMANO VALENTE COMAC




sábado, 20 de outubro de 2012

FOTOS - EM RUBENS BOMTEMPO

EM Rubens Bomtempo - Professores
EM Rubens Bomtempo - Pais
EM Rubens Bomtempo - Alunos

EM Rubens Bomtempo - Alunos

Com parte da Equipe da EM Rubens Bomtempo e
a Repres. da Secret de Educação Prof. Rozária

FOTOS - EM SÉRGIO RIBEIRO DA ROCHA

Palestra Profs - EM Sergio Ribeiro da Rocha


Palestra Pais - EM Sergio Ribeiro da Rocha


Palestra Alunos - EM Sérgio Ribeiro da Rocha
  
Redação aluna - EM Sergio Ribeiro da Rocha

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Depoimentos novos

NOVOS DEPOIMENTOS. VEJA:

http://escoladapaz-petropolis.blogspot.com.br/2012/09/depoimentos-sobre-o-projeto-escola-da.html

RETA FINAL !!!

Pessoal, estou propondo a agenda seguinte para o fechamento do Projeto, em 2012. Importante anotar estas datas. Muitas assim estão pré-marcadas por conta da Agenda do Dr Alexandre. De qualquer forma, o mais urgente e importante, é a REUNIÃO DIA 01/11 às 13:30, no Fórum da Rio Branco (na Sala da ESAJ - térreo, fim do corredor à direita). Deve ir um representante de cada escola, em condições de deliberar sobre a agenda, ok?

NOVEMBRO





01
5ª/

13:30 / 15:30

Reunião Escolas
Sala ESAJ
08 e 09/11
5ª e 6ª
13:00/17:00

Treinamento Alunos
Sala ESAJ
12 e 13/11
2ª e 3ª
A critério das escolas

Prática na Escola

29
16:30

ENCERRAMENTO

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE



ESTAMOS CAMINHANDO PARA FECHAR MAIS UMA ETAPA DO PROJETO ESCOLA DA PAZ.

Agradeço, desde já, às escolas que aderiram. Em várias, viu-se que a adesão foi sinceramente entusiasmada. Colherão frutos.

Muitas escolas se inscreveram e não puderam ser atendidas, por problemas de calendário. Reabriremos as inscrições para agenda já para o ano de 2013.

GOSTARIA DE PEDIR ÀS QUE JÁ RECEBERAM O PROJETO, que mandem por e-mail, ou postem no grupo do facebook, fotos dos eventos realizados em suas unidades, para divulgação e registro.

Peço também que mandem uma avaliação do que ocorreu durante o Projeto, da repercussão interna e externa, identificando falas e gestos significativos surgidos de pais, alunos e professores, que participaram das palestras.

É necessário também que as escolas, conforme o compromisso assumido com a Vara da Infância e da Juventude, informem quais as atividades que realizaram depois do Projeto, para consolidação da motivação obtida nas plateias. Importante que venham ainda cópias das redações escritas pelos alunos, que sejam mais relevantes.

Informo que continuo escrevendo, a partir da troca de opiniões nas escolas, uma minuta que em momento oportuno será apresentada às escolas e à Secretaria, de “Regulamento Disciplinar”, para análise, avaliação e aproveitamento do que for útil a cada unidade.

PARA AS ESCOLAS QUE AINDA RECEBERÃO AS PALESTRAS, gostaria de lembrar a importância dos seguintes passos prévios:

·         Convocação dos pais, dizendo que se a faz por ordem do Juiz da infância e da Juventude, Dr. Alexandre Teixeira, na qual seja informado que ausência injustificada poderá ser analisada judicialmente.
·         Divulgação também, quando for o caso, através de cartazes, na escola e fora dela.
·         Preparação do ambiente da palestra, para que pelo menos 10 minutos antes do horário marcado, tudo esteja em ordem.
·         Indispensável verificar-se o microfone (sem fio) e o sistema de som (bateria, regulagem, alcance, etc). Ocorreu, infelizmente, em algumas escolas, de o microfone não funcionar, ou acabar sua bateria, obrigando o palestrante a dispender maior esforço, que levou a rouquidão e laringite, inclusive prejudicando o trabalho em escolas seguintes;
·         Preparação dos alunos, alertando – sem revelar qualquer conteúdo – para que prestem atenção à palestra que irá ocorrer, de forma a despertar a maior curiosidade possível, que se torna aliada para os objetivos do projeto.
·         Registro fotográfico dos eventos.

A TODOS, SUGIRO:

·         INGRESSAR E PARTICIPAR NO GRUPO DO FACEBOOK – Escola da Paz – Petrópolis (RJ)
·         ACESSAR O BLOG DO PROJETO – escoladapaz-petropolis.blogspot.com
·         ACESSAR O MEU BLOG, onde há vários textos úteis aos interesses do Projeto –denilsoncdearaujo.blogspot.com
·         CONHECER OS LIVROS que disponibilizei na internet (scridb e google books) para leitura e download, porque também são úteis aos interesses do Projeto:
o   ECA PARA FAZER ECO – Crônicas e estudos sobre a Lei nº 8.069/90
o   ASSIM CAMINHA A INSENSATEZ - A MACONHA SUAS MARCHAS E CONTRAMARCHAS

EM BREVE PRECISAREMOS DE UMA REUNIÃO NA VARA DA INFÂNCIA, COM REPRESENTANTES DAS ESCOLAS PARA DECIDIR:

·         Data e local para treinamento dos alunos que se tornarão “Agentes da Cidadania Escolar”;
·         Data e local para diplomação das escolas participantes do Projeto e certificação dos “Agentes da Cidadania Escolar”


Muito obrigado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UM DEPOIMENTO IMPORTANTE - Elaine, Mãe de Aluna.


Boa tarde a todos!


Sou mãe da aluna Mayara Mello da turma 801, e hoje dia 02 de Outubro 2012 posso dizer que sou outra pessoa graças à oportunidade que a  Escola Municipal Rosemira Cavalcanti me proporcionou de participar de uma palestra maravilhosa como foi a de ontem dia 01 de Outubro, palestra essa realizada pelo Sr. Denilson da Vara da Infância e Juventude de Petrópolis.

Vou ser sincera, quando recebi o bilhete da escola achei um saco ter que sair do trabalho ir em uma palestra uma vez que tenho que chegar em casa e fazer o jantar.... fui muito desanimada,porém quando começou a palestra entendi que o Sr. Denilson estava ali ( tenho certeza que enviado por DEUS ) para passar um pouquinho do que ele presencia dia a dia acontecendo com nossos jovens uma vez que ele trabalha com casos mais absurdos e que não temos a noção de como a juventude esta perdida.

Agradeço pela oportunidade de estar ali naquele momento, e não perdi 2 horas da minha noite e sim ganhei mais sabedoria para criar meus filhos pra vida toda.

Como eu fui tocada, acho que 80% das pessoas que ali estavam também foram, percebi que estamos criando nossos filhos completamente errados e hoje na maioria dos casos os adolescentes estão se perdendo por culpa dos próprios pais,entendi que na nossa geração nossos pais eram muito rígidos e hoje deixamos ( correr frouxo como diz no popular ) e estamos aqui e não morremos por causa disso, na minha geração não tinha tudo que queria tinha que esperar e até hoje peço a benção ao meu pai, e entendo que criei meus filhos errados não ensinando que se deve pedir a benção a pai e mãe se passarmos a agir de forma mais rigorosa não entregaremos nossos filhos ao mundo como esta acontecendo hoje.

No momento que ele falou que não somos amigos dos nossos filhos,fiquei me perguntado mais pq não posso ser amiga dos meus filhos? se eu não for a melhor amiga dos meus filhos quem será? porém quando ele citou um exemplo ai sim entendi pq não somos amigos dos nossos filhos, queremos o melhor sempre pra eles,temos que saber dizer NÃO quando for preciso isso não mata ninguém,só assim podemos tirar nosso jovens das ruas dar mais educação aos nossos filhos para que eles possam ser adultos dignos e que possam se formar ter um emprego e constituir uma família.

Acho que palestra como a que aconteceu ontem teria que ter no minimo 2 vezes ao ano para que não caia no esquecimento e que não seja só nas escolas públicas,tem que ser nas escolas particulares e  para a população de Petrópolis e do ( Brasil ) se cada um fizer sua parte tenho certeza que teremos para o futuro jovens com outra cabeça!! 

Deixo aqui o meu agradecimento ao Sr.Denilson e toda a direção da escola 

Abçs
Elaine