foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

DIÁRIO DA SEMANA

 
Ontem,(01/04) na João Kopke. Uma experiência diferente. Não era palestra, mas um repasse de
fixação e reavivamento das iniciativas internas. Com os alunos, à tarde, testamos um jeito diferente de trabalhar os conceitos do Projeto, que foi bem bacana - uma competição de perguntas. À noite, com os pais, depois de um acanhamento inicial, a coisa virou o que deveria ser mesmo, um debate bem produtivo, com várias intervenções e perguntas. Ao fim das contas, inclusive, surgiram pessoas dispostas a trabalhar com a escola na organização de Encontros de Pais, que é uma das recomendações do Projeto para depois do ciclo de palestras. Foi um dia muito positivo! Ah, em tempo: -A Escola, conforme prometeu, pôs na sua fachada, desde a sua diplomação na primeira cerimônia de 2012, uma faixa linda dizendo: "Aqui é uma Escola da Paz", inclusive com a logo do Projeto. Isso é uma declaração de compromisso! Show de bola!!!
*.*

Ontem (02/04), uma noite especial. Falei com os pais das Escolas Jamil Sabrá e Gunnar Vingren, todos reunidos no mesmo Auditório. Gente pra caramba!
Foi legal ver que a grande maioria lembrava da palestra do ano passado, dos conteúdos e das propostas. Como é o esperado para essa ocasião de "repasse", houve um longo, participativo e produtivo debate!
Ao final, os pais de ambas as escolas levantaram as mãos atendendo ao chamado de que se organizem em Encontros de Pais, como é a proposta do Projeto. Vários, depois, deixaram seus nomes com as direções das duas escolas, dispostos a cooperar na organização desses Encontros, tão essenciais para o Escola da Paz. Valeu, pessoal da Jamil e da Gunnar!
Hoje, indo pra Augusto Pugnaloni.
 *.*
 
Hoje cedo (03/04), na Augusto Pugnaloni. Alunos. Primeira vez com a "competição de perguntas" completa. Muito aprendizado e diversão.
A escola mostrou serviço. Em slides, contaram o que foi feito depois da passagem do Projeto ano passado. Houve uma gincana, concurso de cartazes, representação de temas sobre a paz, estudo de ganhadores do Nobel da Paz, e até um concurso de sala mais limpa (!), que deixou a escola mais asseada que nunca.
A grande maioria dos alunos disse que o Projeto melhorou suas vidas. Os professores depuseram dizendo que melhorou a escola. Saíram com o compromisso de fazerem eleições para representantes de turmas, e começarem a trabalhar por uma associação de alunos. Show de bola Pugnaloni! Nesta noite, volto lá, para conversas com os pais
*.*
 
Acabei de chegar (03/04 - noite) da Augusto Pugnaloni. Mais uma ótima experiência. Pais interessados, perguntas, bom debate. Muitos pais de novos alunos lá, que, portanto, não assistiram à primeira palestra, ano passado. Acabei fazendo um "melhores momentos", que foi bem recebido, inclusive pelos que já tinham assistido a versão completa.
Também na Pugnaloni, ao final propus a organização dos Encontros de Pais. E também lá a vasta maioria apoiou a ideia. O melhor é que se inscreveram para ajudar na organização umas 10, 12 pessoas, o que é muito bom começo! Valeu, Pugnaloni!
*.*
 
Ontem (04/04 foi dia da Escola Monsenhor João de Deus. Depois de um começo hesitante na manhã, com os alunos, a coisa engrenou e fizemos a gincana completa, com muita disputa, diversão e aprendizado. As equipes "Apoia a Paz" disputou com a equipe "Amor e Paz" com muito brio, torcida e... vários pequenos acidentes e quedas. Graças a Deus, ninguém se machucou, e saíram todos sabendo um pouco mais sobre o ECA.
Os alunos se comprometeram com a organização de uma Associação de Estudantes.
 Já à noite, com os pais, infelizmente, foi muito grande a ausência. Foi a palestra com os pais, mais esvaziada, o que não é bom. Mas os que lá estiveram, aproveitaram bastante. Muitas perguntas, debates, desabafos, aprendizado. Ao final, também se comprometeram com a organização de Encontros de Pais, a outra perna para que o Projeto possa andar sozinho na escola.
 Daqui a pouco, estarei com os alunos da Sérgio Ribeiro da Rocha.
*.*
 
Hoje de manhã (05/04), nos divertimos - e aprendemos! - muito na EM Sérgio Ribeiro Rocha. As Equipes "Mais que Vencedores" e "Amigos da Paz" se enfrentaram numa disputada gincana. Como a Escola tem terreno, foi ao ar livre, o que dá um clima bem legal, até porque "São Pedro ajudou". Os alunos lá também se comprometeram com a organização de associação de estudantes. As Agentes da Cidadania Jéssica e Clarice deram aquela força bacana. 'Vamo que vamo' SergioRR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário