foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - - OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - Desde agosto de 2014 o Projeto NÃO É MAIS conduzido pela Vara da Infância e da Juventude de Petrópolis. Maiores informações: denilsoncdearaujo@gmail.com

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ATUALIZAÇÃO DA AGENDA


26
09:00
ESC PAZ – Beatriz Zalescki -
Profs
27
SAB



28
DOM



29
19:00
ESC PAZ – Beatriz Zalescki
Pais
30
09:30
ESC PAZ – Beatriz Zalescki
Alunos
MAIO




01

Feriado – Dia do Trabalho

03
09:30
ESC PAZ – Manoel Cintra

04
SAB



05
DOM



06
19:00
ESC PAZ – Manoel Cintra

07
15:30
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Profs
08
19:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Pais
09
10:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Alunos


15:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Alunos
10
09:30
ESC PAZ – Manoel Cintra
Alunos
11
SAB



12
DOM



13
18:30
MISSÃO AJUDAR – Três Rios

14
07:30
ESC PAZ – Luiz Carlos Soares
Profs
15
18:30
ESC PAZ - Luiz Carlos Soares
Pais
16
09:00
ESC PAZ – Luiz Carlos Soares
Alunos
17
09:00
ESC PAZ – D Pedro Alcântara
Profs
18
SAB



19
DOM



20
10:00
ESC PAZ – D Pedro Alcântara
Pais
21
10:00
ESC Paz – D Pedro Alcântara
Alunos
23
09:30
ESC PAZ- Mcpz Sta Terezinha
Profs
25
SAB



26
DOM



27
18:30
ESC PAZ- Mcpz Sta Terezinha
Pais
29
13:00
ESC PAZ- Mcpz Sta Terezinha
Alunos

terça-feira, 23 de abril de 2013

PALESTRA E GINCANA - EM. Paula Buarque, EM. Amélia Antunes Rabello e EM Theodoro Machado


 









FOTOS DO I ENCONTRO DE AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR

A ausência de muitas escolas (a maioria teve problemas de calendário, com o SAERJ de última hora, e com falta de pessoal, além das que - infelizmente - não ligaram mesmo), NÃO foi suficiente para abalar o animo da meia centena de participantes, dentre alunos e educadores do I Encontro de Agentes da Cidadania Escolar. Foi lá na COMAC, que nos recebeu de forma exemplar. Vão aí algumas fotos, clicadas pela Inspetora Tania Brand, da Escola Hercília Moret.

 





 


 

 


 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

DIÁRIO DA SEMANA

 
 
4ª feira - 17/04
 
Hoje (17/04) foram duas escolas juntas: A Loteamento Samambaia e a Guerra Peixe. A Escola do CIEP foi a anfitriã. Muuuito bacana! Pra variar, primeiro um "repeteco" com os "melhores momentos" pra dar uma sacudida na galera nova que estava por fora. E pra puxar umas orelhas que tavam precisando do povo mais antigo, né... rsrsrs 
 
De manhã, a gincana contou com duas equipes mistas (04, sendo 02 de cada escola). Foram os times: "Valorizando a Vida" e "Força da União". Escorregões, tombos, diversão, broncas, riso, erros e acertos depois: venceu a 'Valorizando a Vida". Ficou acertado de rolar um intercâmbio entre as escolas, com grupos de alunos se visitando para palestrar na escola amiga.

Excelentes as notícias da Guerra Peixe, que apresentou slides do trabalho do Escola da Paz que a escola vem fazen...
do. Um grupo de uns 20 alunos se organizou e está fazendo atividades no contraturno. Fazem reuniões de preparação e de avaliação (!!!), exatinho como aprenderam no Treinamento!!! Olha que bacana! Parabéns Rute e Shirley e toda a galera que com elas está cooperando! Parabéns à Direção da Escola que dá a força necessária!.

E, agora à noite, acabei de chegar da palestra com os pais, também das duas escolas. Repeteco e perguntas, muitas perguntas. Foi muito bacana, participativo e proveitoso.

Legal agora à noite ver alunos de outras escolas que souberam que o Projeto ia estar lá no CIEP e foram lá, pra dar uma bicada. Valeu, galera (do Rosemira!).

Foi cansativo, mas foi um dia vitorioso, graças a Deus. Amanhã... 03 escolas juntas
 
 
5ª feira - 18/04
 
Ontem (18/04) foi o dia das 03 escolas reunidas (Paula Buarque, Theodoro Machado e Amélia Antunes Rabello). E foi show de bola!

Essas coisas malucas - reunir 03 escolas num evento - podem sempre dar errado, mas como "quem não arrisca não petisca", valeu a pena arriscar. Por isso, o sucesso!

A Paula Buarque era a anfitriã, e arrumou o Salão da Igreja de Benfica. O pessoal da igreja foi muito bacana e fez uma concessão de permitir que a gente ficasse à vontade, fizesse barulho e tal.
...

O molde foi o mesmo que vcs têm visto por aqui: "Repeteco" da palestra passada, porque sempre tem uns 30% de novos alunos. E daí, precisa dar aquele sacode pra que eles cheguem junto, no nivel de compreensão dos mais antigos. E, depois, Gincana! Divertidíssima e muito instrutiva.

Desta vez separei os times por escola. E as torcidas das escolas gritaram muito em favor dos seus representantes. Mas era enganação, que um dos objetivos do Projeto é integrar todos com todos. Daí, tivemos ao fim das contas, dois times, com alunos de todas as escolas nos 02. Deram nas equipes "Guerreiros da Paz" e "Equipe da Paz". Depois de um começo meio pra baixo, a Equipe da Paz veio se recuperando e ganhou a parada. Mas para mim, essas competições sempre terminam com todos ganhando... pouco importa que alguma equipe chegue na frente. E ganhamos todos!

De noite, com os pais. Fico sempre muito satisfeito quando vejo os pais que já participaram da anterior e chegam contentes, sabendo que vão ouvir coisa útil. É bacana isso. Mas tem os "novatos". E dá-lhe repeteco. Ao fim, muitas perguntas e participação, saindo todos muito felizes com o aprendizado. Nas despedidas, sempre aparece - que surpresa sempre tão bonita! - um aluno que quis ir pra ouvir a palestra dos pais também. Isso é bacana, né?

Lá eu esqueci de combinar o Encontro de Pais e a Associação de Alunos. Mas combinamos que haverá um intercâmbio de grupo de alunos que se reverão palestrando ou se apresentando, com coisas do Projeto, uns nas escolas dos outros. O que não significa que não farão também o Encontro de Pais e a Associação de Alunos. Fica a tarefa para as direções e para os Agentes. Valeu, pessoal! 'Vamo que vamo!'.
 
 
6ª feira - 19/04
 
 
E hoje, na COMAC! Foi MUUITO bacana o I ENCONTRO DE AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR!

De cara preciso destacar o povo da COMAC que deu um banho de simpatia e uma grande lição de como receber bem as visitas! Anfitriões de primeira! As Diretoras Sonia e Lucimere fizeram questão de estar no evento. Sonia abriu com palavras de boas vindas e votos de sucesso e Lucimere fechou dando o maior incentivo já para o II Encontro. Mas não foi só. Eles fizeram uma faixa de boas vindas muito bacana. As Agentes da COMAC estavam a postos, quando chegamos, os com crachás que a Escola preparou pra gente. E ainda deram uma farta contribuição ao lanche da galera!

Cabe ainda dizer que a Lucimere aproveitou nossa presença para percorrer suas salas de aula anunciando que lá estávamos e dando isso como elemento de mo...tivação para o aprofundamento do Projeto na COMAC. Deu resultado. Por isso, a Lucimere sugeriu, ao fim, que os próximos Encontros se revezem em outras escolas, para que todas sejam beneficiadas. Disso surgiu que, fazendo assim, se a gente se organizar melhor, ainda poderemos aproveitar as visitas e percorrerem, os próprios Agentes as salas da Escola que receber o próximo Encontro, pra dar aquela moral e passar aquele recado da paz.

O Encontro contou com 46 participantes, sendo 30 deles Agentes da Cidadania Escolar.

Foram realizadas 03 rodas de discussão simultâneas (uma barulheira dos infernos... kkkk) Duas delas reuniram os adolescentes e a outra os educadores. Relatou-se o que havia sido feito nas escolas e o que se pretendia fazer no futuro.

Apresentados os relatórios, ficou acertado o seguinte:

- Quem não fez nada ainda, começar imediatamente a planejar e executar atividades que ajudem a consolidar a mentalidade do Projeto (palestras, recreio dirigido, ajuda aos alunos mais jovens, teatro, etc)

- Organização (quem ainda não tem) URGENTE de eleição de Representantes de Turma;

- Depois, (e imediatamente, para quem tem Representante), organização de Associações de Alunos;

- Incentivo à organização dos Encontros de Pais;

- Começo dos debates sobre o Regulamento Disciplinar;

- Buscar engajar os professores, porque a avaliação é de que a participação deles está abaixo do esperado;

- Buscar incluir as Escolas Estaduais no Projeto;

- Tentar organizas visita de caravana dos Agentes às escolas;

- Realizar campanha antibullying "Brincadeira tem Limite" - nome sugerido por uma Agente;

- Realizar campanha antidrogas, com as Cartilhas fornecidas pelo Tribunal de Justiça.

E, claro, realizar novo Encontro dos Agentes!

Galera, foi muito produtivo! Agora, cabe a cada escola e a cada participante, botar pra quebrar. Mesmo com as atuais dificuldades nas escolas, perceber como este Projeto é vital para o ambiente de paz nas escolas!

Valeu, pessoal! Obrigado Comac!
 
 (a foto que encabeça este post  é de Tania Brand. Mais fotos do Encontro no Facebook).
 
 

sábado, 13 de abril de 2013

SER PAI

Aproveite enquanto é tempo.
Eduque enquanto é possível.
Aprenda enquanto ensina.
Maternidade e Paternidade:
divinas missões.

ATUALIZAÇÃO DE AGENDA


17
14
ESC PAZ - Guerra Peixe e Samambaia
-Local: CIEP Guerra Peixe
Alunos


19
ESC PAZ - Guerra Peixe e Samambaia
-Local: CIEP Guerra Peixe
 
Pais
18
10
ESC PAZ – Paula B/ Theodoro/Amélia
-Local: Igreja de Benfica
Alunos

19
 
ESC PAZ – Paula B/Theodoro/Amélia
-Local: Igreja de Benfica
 
Pais
19
08:45
ESC PAZ - COMAC – Encontro
de Agentes da Cidadania Esc.
 
AgCE
20
SAB


21
DOM

Feriado - Tiradentes

23

Feriado São Jorge

25
19
Pequenos Grupos PIB
Jovens
 
26
09:00
ESC PAZ – Beatriz Zalescki
Professores
 
27
SAB



28
DOM



29
19:00
ESC PAZ – Beatriz Zalescki
Pais
 
30
09:30
ESC PAZ – Beatriz Zalescki
Alunos
 
MAIO




01

Feriado – Dia do Trabalho

03
09:30
ESC PAZ – Manoel Cintra

04
SAB



05
DOM



06
19:00
ESC PAZ – Manoel Cintra

07
15:30
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Professores
 
08
19:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Pais
 
09
10:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Alunos


15:00
ESC PAZ – Fábrica do Saber
Alunos
10
09:30
ESC PAZ – Manoel Cintra
Alunos
 
11
SAB



12
DOM



13
18:30
MISSÃO AJUDAR – Três Rios

14
07:30
ESC PAZ – Luiz Carlos Soares
Professores
 
15
18:30
ESC PAZ - Luiz Carlos Soares
Pais
 
16
09:00
ESC PAZ – Luiz Carlos Soares
Alunos