foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

ESCLARECIMENTO SOBRE O FIM DO PROJETO ESCOLA DA PAZ.

ESCLARECIMENTO SOBRE O FIM DO PROJETO ESCOLA DA PAZ.
 
 
O PROJETO ESCOLA DA PAZ FOI EXTINTO. Por falta de condições de continuação, entreguei carta ao Dr. Alexandre na última sexta-feira, 22/08, com essa disposição. Foi muito difícil tomar esta decisão. E é claro que é uma pena. Mas deixo claro que não abandonei o Projeto, esse filho tão querido do meu coração, e muito menos deixaria, sem fortes razões, o relacionamento com escolas às quais aprendi a querer bem. Caminhei firme enquanto foi possível - e até dentro do impossível. Mas chega um momento em que o que é sonho precisa respeitar as condições concretas de realização. E estas eram muito precárias, neste momento. O desgaste pessoal tinha chegado ao limite. Vamos entender o que ocorreu.

Muitas escolas, quando se inscreveram, assinaram um compromisso com a agenda do Projeto, que previa, após o ciclo de palestras, uma série de tarefas complementares (Agentes da Cidadania, Associações de Alunos, Grupos de Pais, atividades de reforço, Regulamento Disciplinar). Várias, infelizmente, só tiveram as palestras. Não puderam se comprometer com a sequência de tarefas que seriam de sua responsabilidade e sem as quais o Projeto não alcança pleno sucesso. Causas várias. Algumas não conseguiram engajamento das equipes escolares, outras não alcançaram apoio dos professores, outras, ainda, somente podiam disponibilizar atenção ao Projeto por meio de alguém em posto não diretivo, sem condições de decisão e comando, portanto. Disso decorreu que muitas foram as escolas que desistiram ou se “licenciaram” do Projeto, depois do ciclo de palestras.

Era a hora de cobrar os compromissos, mas eu não tinha a autoridade para tanto. Autoridade que, constatei, não seria suprida nem pela Vara nem pela Secretaria. O Tribunal de Justiça aprovara o Projeto, mas não lhe dera estrutura. E partira do princípio da adesão voluntária das escolas, o que significava um compromisso apenas moral. Logo, não teria como me delegar autoridade para as cobranças indispensáveis. A Secretaria, por sua vez, não teria como cobrar tais compromissos. Sendo governo, natural que tivesse rol próprio de projetos e atividades que, trazendo encargos às escolas, acabaram concorrendo com a agenda do Projeto. Compreensível que tenha ficado mesmo difícil às escolas suprimir compromisso envolvendo metas do sistema municipal, em prol das obrigações com o Projeto.
 
Além disso, durante todo este tempo, ocorreu falta de pessoal em muitas unidades, com equipes se desdobrando para dar conta de todas as carências. Sem esquecer algumas unidades que padeciam de prédios inadequados, falta de espaço, etc. Muitos desses problemas já se encontram em processo de resolução, mas sua existência em período coincidente com o Projeto bastou para que as unidades envolvidas tivessem dificuldades na sua participação no Escola da Paz.

Um episódio a ser considerado, também, foi o lançamento do livro com as palestras do Projeto. Embora venha tendo saída regular, o interesse das escolas ficou aquém do necessário para essa importante ferramenta de apoio à realização do Projeto.

Claro que existem também escolas que acharam que as palestras bastavam. Não bastam. Palestras não fazem milagres. Servem apenas como alerta, motivação e esclarecimentos. Dão fundamentação para a organização de iniciativas de pacificação do ambiente escolar. Sei que em muitas escolas as palestras tiveram impacto positivo e até ajudaram em certa melhoria de alguns ambientes, no curto prazo. Mas no médio e longo prazo, sabendo-se que lidamos com adolescentes, as palestras acabam perdendo sua força quando não são seguidas imediatamente de iniciativas de manutenção dos conceitos e organização da motivação. É um processo. Sua continuidade é que pode garantir um ambiente continuado e autossustentável de paz escolar.

Disso tudo resultou que, estando eu liberado de tarefas forenses regulares, dando exclusividade ao Projeto, ficou muito difícil justificar e manter essa condição. Por isso, a presente decisão.

DE QUALQUER FORMA, DESDE O 2º SEMESTRE DE 2011, O PROJETO ALCANÇOU MUITAS REALIZAÇÕES:
 

• Visitamos 44 escolas, realizando 221 palestras. Calculando por baixo, a soma de plateias dá algo em torno de 45.000 pessoas;
 
• Realizamos ainda quase uma centena de reuniões de apoio a turnos, turmas e grupos específicos.
 
• Treinamos 133 lideranças juvenis como Agentes da Cidadania Escolar.
 
• Realizamos 04 cerimônias muito emocionantes e concorridas, para certificação de escolas participantes e Agentes da Cidadania;
 
• Fizemos a Caminhada das Escolas da Paz, com cerca de 700 alunos, pelo Centro Histórico de Petrópolis;
 
• Promovemos 02 Encontros de Agentes da Cidadania Escolar, com cerca de 40 lideranças juvenis em cada;
 
• Incentivamos o Dia do Respeito ao Mestre, em 2013, com atividades de homenagem aos professores, que recebeu adesão em cerca de 10 escolas;
 
• Motivamos centenas de atos de reconciliação, em reuniões especiais e emocionantes, nas quais vimos pedidos de perdão entre alunos, alunos e professores e vice-versa;
 
• Oferecemos Minuta de Regulamento Disciplinar à Secretaria de Educação, para que permitisse a execução da última fase do Projeto, que é, exatamente, a elaboração de Regulamento Disciplinar Participativo pelas escolas;
 
• Foi publicado o livro “Enterrem meu Coração no Pátio da Escola – Falas em prol de famílias saudáveis, jovens vitoriosos e escolas da paz”, com as palestras do Projeto em formato de crônicas;
 
• Durante todo esse tempo, foi mantido o blog “Escola da PAZ - Petrópolis (RJ)” (escoladapaz- petropolis.blogspot.com/), com notícias, fotos e material de apoio (cartazes, apostilas, panfletos, etc) e o grupo do facebook, com mesmo nome.
 

Essas realizações deram muitos resultados positivos. Recebi relatos de escolas que se motivaram, alunos que foram recuperados, professores que renovaram energias, pais que resgataram filhos, adolescentes que resgataram a própria vida. Não tenho como medir essas colheitas. Cabia-me semear. Está feito.
 
Claro que, já sem o manto da Vara da Infância e da Juventude, a cujo Cartório me integro como funcionário regular, continuarei a buscar os ideais que constituíram a base deste Projeto, pelos meios que surgirem.

As minhas últimas providências relativas ao Projeto serão:

• Redação de uma apostila breve, com os esboços das palestras que realizei no Projeto, conjugadas com os textos do livro “Enterrem meu coração no pátio da escola” que dão embasamento e conteúdo a cada trecho, de forma a que quem desejar possa ter uma base para replicar as palestras do Projeto;
 
• Postagens deste texto no blog e no grupo do facebook, situando os visitantes neste estágio terminativo do Projeto, sem prejuízo de conceder acesso de administrador a quem queira manter no ar as duas iniciativas.
 
Então, termino deixando aqui registrada a máxima gratidão que devo a tantos:
 
• A Deus, que me concedeu essa oportunidade única e deu forças para a manutenção do esforço mesmo em momentos muito penosos;
 
• À Vara da Infância, pelo tempo em que pude realizar o Projeto na condição de seu funcionário;
 
• À Secretaria de Educação que consentiu na realização do Projeto, aqui não podendo deixar de destacar a Professora Rozária Thomé, apoiadora e conselheira de primeira hora;
 
• A TODAS as escolas que participaram do Projeto e suas equipes diretivas, devendo aqui mencionar por dever de justiça a Profª. Rosângela Flora e a Escola Dr. Paula Buarque que participou já na primeira fase do Projeto, se tornando muito rapidamente uma referência de apoio, sem esquecer outras importantes escolas que muito se destacaram, como Amélia Antunes Rabello, Augusto Pugnaloni, Beatriz Zaleski e Theodoro Machado. Ao final deste texto declino o nome de todas as escolas onde estive, para que fique registrado meu agradecimento geral;
 
• A TODOS os alunos que me ouviram, especialmente os que se tornaram – ou pelo menos, receberam treinamento de - Agentes da Cidadania Escolar. Ao final também coloco os nomes da maioria das lideranças juvenis que passaram por este treinamento, também agradecendo a cada um desses meninos e meninas valorosos. Sei que muitos – por circunstância da sua escola, ou pelos impulsos da idade, desanimaram ou se afastaram daqueles propósitos. Não desanimem. Não desistam. Sejam sempre Agentes da Cidadania, com ou sem Projeto, dentro e fora da escola;
 
• À Associação REVIVAS, e especialmente ao seu Presidente, Pr. Carlos Carnavalli, que tanto apoiou o Projeto em sua fase final;
 
• Aos motoristas da Vara da Infância e da Juventude, que presenciaram muitos dos dramas do Projeto e foram preciosos companheiros de jornada (Carlos Alberto, Cléber, Claudio, Marcos);
 
• Ao Comissário de Infância e Juventude Marcelo Botelho, e à Serventuária Izaura Botelho, que deram sua presença e apoio em ocasiões tão fundamentais;
 
• Ao pessoal do Cartório da Vara da Infância e da Juventude, pela compreensão e apoio;
 
• À Chardeli, minha querida esposa e companheira, que acompanhou e apoiou tudo, o tempo todo.
 
Deixo minhas conclusões de mais de dez anos trabalhando e refletindo sobre este tema da pacificação do ambiente escolar, que são as premissas básicas do Projeto:
 
• Só é possível paz na escola se antes se resgata a autoridade e a responsabilidade das famílias e o respeito ao professor;
 
• Para isso é necessário acabar com as inverdades sobre o ECA, demonstrando que ele não impede a exigência amorosa de autoridade, disciplina e respeito;
 
• A cidadania escolar deve ser compromisso de todos os integrantes da comunidade escolar;
 
• O que viabiliza a cidadania escolar é o regulamento disciplinar construído de forma participativa, como pacto comunitário, com os direitos e deveres de todos os envolvidos;
 
• Assim estará criado o ambiente que torna viável o protagonismo positivo dos adolescentes.
 
Finalizo com o verso da canção que em muitos momentos foi nosso tema: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Obrigado a você que, me ajudando a sonhar junto, fez parte dessa realidade.
 
O FIM DE UM PROJETO NÃO PRECISA SER O FIM DE UM SONHO. QUE A SUA SEJA SEMPRE UMA ESCOLA DA PAZ.
 
MUITO OBRIGADO. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.
 
 
Petrópolis, 26/08/2014
 
 
Denilson Cardoso de Araújo
 
 
.*.*.
 
 
ESCOLAS E RESPECTIVOS AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR
que fizeram parte dessa aventura:

 
Abelardo Delamare, EM
  • Marcos Paulo Alves de Souza Martins da Cunha
  • Jéssica Ferreira Cunha
Amélia Antunes Rabelo

  • Camila de Queiroz Gomes
  • Graziele Mariano Amado
  • Ana Karolina da Conceição Rangel 
  • Mariane Caetano de Oliveira
Américo Fernandes Ribeiro, EM
  • Chrys Everton Moreira da Silva
  • Alessandro Vasconcelos
Augusto Pugnaloni, EM
  • José Mateus Lima Simas Neves
  • Vitória Maciel Justen
  • Lucas Dutra da Silva
  • Nathan da Costa Adolpho
  • Gustavo Satiro Salles
  • Wilquilaine de Oliveira Coelho
Bataillard, EM
  • Ivan Garcia Xavier
  • Marcos Vinícius Rufino
Beatriz Zaleski, EM
  • Bruno José da Silva Silveira)
  • Nayara de Lima Farinazo Chaves
  • Ana Beatriz Miguez Neves
  • Gustavo Duarte de Souza
Carlos Chagas, Liceu
  • Igor Leandro  
  • Charles
Celina Schechner, EM
  • Lavínia Nascimento Macedo da Silva
  • Mayana da Silva Goulard
Clemente Fernandes, EM
  • Dandara Alves da Costa Coimbra
  • Wellington de Souza Noé
Colégio Gunnar Vingren
  • Gabrielle Ferreira Leite
  • Vitória Jaqueline Gerônimo Dionísio
COMAC, Escola Germano Valente
  • Gláucia Maria dos Santos Oliveira  
  • Vanessa da Silva Ventura
  • Laisa Ferreira Vieira 
  • Mariana Rodrigues da Cunha

Dom Manoel Cintra, EM
  • Wendell Isidoro dos Santos 
  • Pablo Vinícius Rodrigues Ribeiro
Dom Pedro de Alcântara, EM
  • Maria Clara Alves da Silva 
  • Franciele Carvalho Moreira Alves
Fábrica do Saber, EM
  • NÃO COMPLETARAM TREINAMENTO
Gabriela Mistral, CIEP
  • Carlos Daniel dos Santos Freitas
Geraldo Ventura Dias, EM
  • Felipe Henrique Vieira Silva
  • Shirlei Cunha de Oliveira
Gov. Marcelo Alencar, EM
  • Esther Silva dos Santos
  • Pâmela Aparecida Souza Gomes
 
Guerra Peixe, EM CIEP Munic.
  • Shirley Guimarães Assumpção
  • Ruthy Kelly Araújo Marais 
  • Thaís Justen Schetino  
  • Israel Nunes Granja
Gunnar Vingren, Colégio
  • Sara de  Mendonça  Rodrigues
  • Jackson Alves Santos 
  • Caroline Silva da Costa
  • Marcos Paulo Soares da Silva
Hercília Henriques Moret, EM
  • Nilma Beck Batista
  • Leideane de Souza Reis
  • Lucineia dos Santos
  • Lucas Bandeira

Jamil Sabra, EM Pref.
  • Kelly Aparecida de Oliveira Lamas 
  • Jeziel Gomes de Freitas
  • Joice de Araújo
  • David de Oliveira Dias
 
Jandira Peixoto Bordignon, EM Profª.
  • Thainara Alves de Souza
  • Geovane Pires da Silva
  • Derek da Cruz Domingos  
  • Vitória Chaves dos Santos Ramos
  •  
João de Deus Rodrigues, EM Mons.
  • Jéssica Carolina de Souza e Silva
  • Luís Santiago Santana Mendes
  • Jéssica Machado Campos Alves
  • Bernardo Garcia de Oliveira
  •  
João Kopke, EM
  • João Gabriel Perígolo
  • Larissa Oliveira Santos
  • Michele Cristina Silva
  • Shaiana Feliciano Botelho
  •  
Jorge Amado, EM
  • NÃO MANDOU ALUNOS PARA TREINAMENTO
 
Johan Noel, EM
  • Diller Saldanha de Souza
  • Letícia Santos da Silva
  • Alessandra Nunes de Lima
  • Mariana Vila Real Castelli 
Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio
  • Arthur Fraga Santana
  • Brenda Lacerda de Sá
  • Thainá Machado Vieira
  • José Carlos Santos Corrêa
  • Letícia Martins da Cruz
  • Agatha Vianna Dantes Passe
  • Isabelle Kronemberg Carrupt de Oliveira
 
Lot. Samambaia, Escola Paroquial 
  • Taisa Barbane Cruz
  • Matheus dos Santos Aguiar da Silva
  • Rafaela Alves de Medeiros
  • Carls Victor da Silva Corrêa
 
Luiz Carlos Soares, EM
  • Daniella da Silva Urbano Lima
  • Pedro Henrique Câmara
 
Odete Fonseca, EM
  • Luan Pereira de Nóbrega
  • Talita de Freitas dos Santos 
Padre Corrêa, Colégio
  • Luiz Gustavo de Azevedo
  • Sandy Miranda da Fonseca
 
Paula Buarque, Dr. EM
  • Kihara Paula Valentim
  • Thaina Ferreira André
  • Dafne Machado Ribeiro
  • Gabriela Garcia Marques de Souza
  • Maria Eduarda da Silva Nunes
 
Rosemira de Oliveira Cavalcanti, EM
  • João Pedro Souza de Medeiros
  • Talia de Souza Senra
 
Rubens Castro Bomtempo, EM
  • Sabrina Quintiliano Ferreira
  • Gabriele Oliveira Medeiros de Vasconcelos
 
Santa Terezinha, Escola Municipalizada
  • Márcia Rezende Vitalino de Melo
  • Maria Eduarda Loreti da Silva de Felipe
  • Carlos Eduardo Plínio Gonzaga
  • Clara Orlindo Leitão
  •  
São Geraldo, Colégio
  • Claudiane da Cunha Alvarenga Pereira
  • William Lopes Cunha
  • Hudson Oliveira Praxedes
  • Breno Ferreira Pio Pereira
 
Senador Mario Martins, EM
  • Angélica Kreischer Marinho
  • Lucas Oliveira de Souza
  • Weverson Saraiva da Paixão da Silva Costa
  • Isabelle Santos Souza Silva
 
Sérgio Ribeiro Rocha, EM
  • Jéssica Silva de Souza
  • Clarice Andrade Matos
  •  
Soroptimista, EM
  • Saulo Coelho Costa
  • Kessya Dias De Souza
 
Stephan Zweig, EM
  • Gabriela Ferreira dos Santos Santiago
  • Matheus Gomes de Souza Oliveira
 
Theodoro Machado, EM
  • Pedro Henrique Rocha Inocêncio
  • Raissa Cristina Gomes da Silva
  • Brenda Lima Xavier Alves
  • Jaqueline Silva
  • Wesley Dominique do Amaral Figueira
 
Ver. José Fernandes da Silva, EM
  • Lucas Campos de Abreu
  • Cristiane Mendes Carvalho
 
Outras Escolas, 1º segmento, sem Agentes:
  • Terra Santa, Educandário
  • Rotary, EM 
  • Lúcia Almeida Braga, EM
  •  
 *.*.*
 
OBRIGADO A TODOS!